A importância do domínio cognitivo na Depressão

A importância do domínio cognitivo na Depressão

Dados indicam que a Depressão é a segunda causa de anos vividos com incapacidade nos EUA. O comprometimento do domínio cognitivo pode ser um dos determinantes de grande impacto negativo na vida dos pacientes acometidos pelo transtorno.

Estudos sugerem que 25 a 50% dos pacientes com depressão apresentam déficits em diferentes áreas cognitivas. A disfunção cognitiva se correlaciona, mas não é completamente explicada, pela presença de sintomas de humor. Mesmo indivíduos que se apresentam em remissão de um episódio depressivo maior, mantém graus variados de comprometimento cognitivo. Além disso, os déficits cognitivos parecem mais relevantes na determinação do impacto em desfechos relacionados ao trabalho, como produtividade e absenteísmo, do que os sintomas depressivos

Estamos começando a entender que não apenas os sintomas de humor determinam prejuízos significativos na vida dos pacientes acometidos por depressão. O papel negativo da disfunção cognitiva na vida desses pacientes está sendo desvendado dentro de uma perspectiva que valoriza uma abordagem transnosológica.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: