Família é muito importante na prevenção e controle do diabetes

Família é muito importante na prevenção e controle do diabetes

Quando a família recebe o diagnóstico de diabetes mellitus tipo 1(DM!) – representa 10% do total de casos da doença – que atinge crianças e adultos jovens – a primeira reação dos pais, principalmente os que têm menos acesso à informação, é comprar produtos diet (bem mais caros) chegando até a sacrificar a alimentação dos outros filhos

Mas no Cedeba, onde as crianças e adolescentes atendidos pelo Setor Infanto-Juvenil contam com uma Brinquedoteca e orientações da pedagoga, as famílias conhecem o caminho da alimentação saudável. De forma lúdica, com jogos, os pequenos pacientes aprendem desde cedo a contar carboidratos. O trabalho vai mais além ao mostrar aos pais a importância da alimentação de qualidade. Os que vêm da zona rural, tendo à disposição alimentos saudáveis em abundância aprendem a importância de optar por alimentos naturais.

A família também tem um papel muito importante na prevenção nos casos de Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), afirma a diretora do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia, (Cedeba), Reine Chaves Fonseca, ao destacar a relevância do tema deste ano da Campanha do Dia Mundial do Diabetes – 14 de novembro: “Família e Diabetes”.Organizada pela International Diabetes Federation (IDF), a campanha faz parte do calendário da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Como as doenças crônicas não tem cura, mas tem controle, como é o exemplo do diabetes, a família tem papel muito importante para as necessárias mudanças de estilo de vida, principalmente a adoção da prática de exercícios físicos e alimentação saudável”, pontua a diretora do Cedeba.

Informações sobre alimentação saudável serão reforçadas nas ações educativas que o Cedeba realizará no Dia Mundial do Diabetes (quarta-feira), por meio da equipe de Nutrição na Estação “Alimentação Saudável no Contexto Familiar e em comunidade”. Serão apresentadas refeições com réplicas de alimentos, compondo sugestão de cardápio saudável para o diabético e sua família. A proposta é reforçar o conhecimento sobre refeições saudáveis que devem ser seguidas por diabéticos e não-diabéticos.

A orientação nutricional do Cedeba segue as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS): alimentos in natura ou minimamente processados devem ser a base de uma alimentação balanceada, saborosa e culturalmente apropriada.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: