Reeducar é preciso

Reeducar é preciso

Reeducar é Preciso

A prevalência de sobrepeso e obesidade tem tomado proporção de epidemia no Brasil e no mundo. O fator genético não pode ser descartado, porém pode-se afirmar que a combinação do alto consumo de calorias associado ao sedentarismo contribui de forma significativa para este quadro.

O tecido adiposo (gordura) é um órgão que secreta diversos hormônios chamados “citocinas”, com isso uma pessoa obesa é considerado um individuo inflamado. Dentre os hormônios secretados destacam-se:

– TNF alfa (Fator de Necrose Tumoral alfa): responsável pelo aumento na concentração de triglicerídeos no sangue levando a aterogênese, ou seja, formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos.

– Cortisol: hormônio também secretado em situações de stress, no qual, estudos indicam que pessoas que produzem muito cortisol tendem a comer mais (principalmente carboidratos – pães, massas, doces).

A reeducação alimentar tem por objetivo facilitar a adoção de hábitos alimentares que visam promover a saúde, seja para manutenção ou ganho de peso, bem como auxiliar no emagrecimento. A combinação de dieta mais atividade física resultam em perda de peso mais eficiente tanto a curto quanto a longo prazo.

A combinação de cereais, vegetais, legumes, frutas, leite e derivados, leguminosas, óleos e carnes em suas devidas proporções, bem como o fracionamento das refeições ao longo do dia representam um programa de Alimentação Saudável.

Há também formas de potencializar a dieta pelo uso de alimentos com propriedades benéficas, como é o caso da farinha de banana verde, que apresenta níveis significativos de amido resistente auxiliando no trânsito intestinal e prevenção de doenças como o câncer de intestino, além de promover a saciedade.

Uma alimentação adequada pode auxiliar tanto na prevenção como no tratamento de diversas doenças e, por isso uma avaliação dos hábitos alimentares é essencial. Portanto, para garantir que seus objetivos sejam atingidos, assim como auxilio na prevenção de problemas de saúde relacionados a dieta não adequada a cada individuo, é recomendado o acompanhamento com nutricionista.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: