Tinea, o que é?

Tinea, o que é?

Impinge é o termo popular para descrever as infecções superficiais da pele causadas por fungos dermatófitos, que se alimentam da queratina da pele. São as micoses superficiais, também chamadas de tinha ou tinea. Podem ocorrer em qualquer local da pele como mãos, pés, corpo, face, virilha e couro cabeludo (este último mais comum em crianças). Desenvolvem-se em área de pele úmida, acometem mais facilmente pessoas com baixa imunidade e são transmitidos por contato de pessoa para pessoa.

Sintomas
No local acometido, a pele pode apresentar lesões avermelhadas, levemente descamativas e, às vezes, prurido (coceira). Também tende a formar lesões circinadas, em forma de anel, que vão expandindo do centro para a periferia. Quando acontece no couro cabeludo, pode ocasionar áreas de perda dos cabelos, como se tivessem sido cortados rente (tonsuras), com descamação local.

Tratamentos
Para lesões localizadas, são utilizados medicamentos tópicos à base de substâncias antifúngicas por alguns dias ou semanas, dependendo do local acometido. Em lesões mais extensas, e quando acomete o couro cabeludo e cabelos, há necessidade de antifúngicos orais isolados ou em associação com a medicação tópica.

Prevenção
Manter áreas da pele seca, principalmente as dobras (axilas, pescoço, virilha), pois os fungos se desenvolvem mais facilmente em áreas úmidas e quentes do corpo. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como roupas intimas, escovas cabelos e toalhas; manter boas condições de higiene, nutricionais e de saúde.

Fonte: SBD

Deixe uma resposta